top of page
Imagem1.jpg

MARCOS LOPES 

​

​

​

Nasceu em São Paulo, Capital. Jornalista, escritor, músico, compositor e diretor teatral.
Em 2004, fundou a Ciabatta de Teatro, onde escreveu, dirigiu e assinou a trilha sonora de todos
os espetáculos: "Assassinato no Bixiga, Quem Matou Arnesto?" e  "A Senhora que fazia tortas" (Theatro São Pedro), "Dezesseis", "Jeremias não quer mais sonhar" e "Robin Hood" (Teatro Brigadeiro), "Monólogos da Escuridão" (Religare, Teatro Galharufa/Praça Roosevelt), "Avatar- o musical" (Teatro Brigadeiro/Patrocínio: Gerdau, através do Proac ICMS ), "Marcha Nupcial" e "No Silêncio das Palavras Escondidas" (Teatro Studio Heleny Guariba/Praça Roosevelt),"Sete Gatos Pardos no Telhado da Casa Amarela" (Funarte/2017-2018), "Romeu & Julieta"(Teatro Studio Heleny Guariba, 2017) e a nova versão de "Assassinato no Bixiga, quem Matou Arnesto?"(Teatro Studio Heleny Guariba/2019).

​

Adaptou e dirigiu, em leituras dramáticas, as obras de Agatha Christie: "A Ratoeira", "O Caso dos Dez Negrinhos", "Retorno ao Assassinato", "Testemunha de Acusação" e "Encontro com a Morte".

​

 

Como escritor, recebeu o prêmio PAC literatura 2008 (atualmente Proac, oferecido pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo) com a série: "O Segredo do Caleidoscópio" (o primeiro livro está na segunda edição) e o segundo livro, "Móbile de Estrelas", foi lançado na Bienal de São Paulo em 2010, pela Editora Komedi. Atualmente está finalizando a terceira parte da saga: "A Guerra das Sete Auroras" e "O Dragão da Noite e a Rosa de Chamas," continuação do conto homônimo publicado na antologia: AnnoDomini, pela Editora Andross. Acaba de editar o livro "Mônica & Khaled- Feliz por você estar aqui", de Mônica Broti, contemplado pelo edital Funcultura de Guarulhos. 

 

Em 2020 foi contemplado com o Proac Lab 52, PRÊMIO POR HISTÓRICO DE REALIZAÇÃO - ESPETÁCULO INFANTO-JUVENIL.

Autor, compositor e diretor

  • Facebook
  • Instagram
 Redes Sociais
  • Facebook
bottom of page